sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Em busca da redenção na cozinha


Olá, boa tarde nublada a todos.

São três e uns quebrados ; ainda estou com roupa de dormir, ainda estou com os olhos vestidos de sono e com muita disposição pra ir pra cama...semana que vem acaba minha moleza.

Enfim.

A questão que aqui me traz é outra: minha redenção.

Cheguei tarde em casa, o combinado com minha mãe era de que viria às 9, porém cheguei quase meio-dia e isso sem contar minha indecisão sobre dormir ou não dormir em casa. Bem sei que indecisão por si só altera o humor dela e o meu também, detalhe.
Peguei a condução ainda chuviscando. Vinha preparada pra levar esporro, quando apareço em casa não havia ninguém.
Comecei a dar um up na cozinha vê se conseguia uma fezinha com a velha. ^^
E fui prosseguindo com minha redenção com esponja e sabão.
Poxa mãe! Eu podia ta roubando, eu podia ta matando, eu podia ta vendendo drogas na UFMA. Mas eu tava ali, limpando o fogão.



Ps: eu faço tudo dentro de casa, entretanto limpar fogão é a última das hipóteses. Alguém sabe de um que seja auto-limpante?

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sandra Nisseli

Minha preta - chata -amiga: Sandra Nisseli.

Baiana de Feira de Santana, nômade, irônica , apaixonada por cachorros e contrabaixista.
Sandra Wins é amiga de andanças e de danças. É dessas poucas pessoas que sentam em frente ao mar e conversam sobre problemas tomando cachaça de aroeira calmamente num banquinho. Há muitas histórias anormais e risivéis que vivemos pelo caminho...Das havaianas voando num quarto escuro, dos franciscanos tocando pop desafinado,um blues de improviso, um chinelo roubado...
As melhores horas aconteciam na sua cozinha, eu ia preparando um bolo de cenoura ao som de Beatles dissecando nossos romances com cheirinho de padaria. Algumas das nossas viagens mirabolantes rolavam de madrugada, na boemia com gargalhadas e passadas tortas.
Nos já fizemos tanta loucura...mas parece que foi a muito tempo...e o tempo foi mudando o tom e dançamos hoje uma música serena...
É que um dia se cansa de ir pros mesmos lugares, e vira fardo carregar as mesmas conversas de outras pessoas, as mesmas pessoas...acordamos! E isto gerou um estado de graça . Envelhecemos tantos anos...e nos pergutavamos como seríamos daqui a 30 anos, enquanto eu bordava na cama e e a preta tomava chá.
Há muito que se dizer, coisas imensas pra escrever.
Sobre como ela tem um riso lindo, sobre a coragem que ela tê de romper e se manter intacta em dificeis situações, sobre possuir um sarcasmo digno de nota, sobre o hábito de comer granola como se fosse pipoca, sobre ser a Sandra Nisseli.
Nos trocamos cartas, poemas e confidências, mas paro aqui.
Resumo o que temos assim: nos completamos nas diferenças e assim formou-se uma amizade de amor em prosa intensa.







terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Maresia


''Maresia é meu cavalo.
Eu não posso andar a pé.
Ah eu venho, eu vou.
No balanço da maré.''

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ali no Haiti

Na semana em que corria o planeta o desastre que abateu o Haiti[ não bastassem as demais mazelas que chagavam essa sociedade]eu estava sentada no varanda lá do sítio numa tarde de sol, nem tinha almoçado e vendo o abalo da minha segunda mãe [tive a sorte de ganhar duas] não dava fome também.
Esta senhora tem seis filhos, todos criados e a maioria com filhos e casados, veio de origem simples mas batalhadora. Ela traz no rosto anos de trabalho e sabedoria. Minha mãe estava triste pelas mortes ocorridas e em especial por suas amigas falecidas da Pastoral da Criança, incluindo Zilda Arns. Amigas que como ela, lutavam pra diminuir a taxa de mortalidade infantil, lutavam por vidas na maior demonstração de amor.
Conversa comigo na sua cadeira de balanço e no meio do pesar mostrava raiva. Raiva dos poderosos daquele lugar, da ambição e ganância deles.Ela retratou este país assim: '' ali o pobre é miseravél e o rico milionário'' e esbravejava ''como é que pode, como é que pode minha gente?!''
Também concordo; como é que pode alguém dormir tranquilo entre plumas, pisando em ouro porque pisou no outro?
Eu não preciso dizer o que acontece lá.Eu não preciso dizer o que todo mundo sabe. Eu nem quero dizer nada!!!
Só quero fazer meu minuto de silêncio por uma nação que vive o seu próprio fim de mundo.
Há muito que se chorar pela vida derramada.


Ps: Sem foto, a desgraça não precisa de imagens mas de compaixão

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Conversa Emiessiênica II


Papo de meninas desocupadas numa sexta-feira à noite.
Três peças acadêmicas do curso de Administração começam uma conversa franca e animada, entretando o bom senso[ acho que tenho algum] me impede de transcrever detalhes no blog.
Uma das amigas-flores diz que quer alguém que preste, grande, bonito, inteligente, que tenha dinheiro.
Respondo:

-Isso que tu quer ainda não inventaram não ó. Sempre vem com defeito de fábrica.

Há dois detalhes que salientar aqui.
Primeiro. Quando converso com essas doidas[ mesmo que virtualmente] é como se tivessémos na lanchonete da facul comendo lasanha e só Deus sabe o conteúdo impróprio que sai de lá. É linda essas coisa chamada AFINIDADE.
Segundo. O bom do homem, enquanto ser humano é o defeito e como ele estrutura e supera suas fraquezas. Gente boazinha demais me dá enjoo[ as mocinhas de novela mexicanas são boas nisso] e tomando emprestando uma frase de um certo professor: ''tenha medo de super-heróis''.
Já temos como exemplo os E.U.A tentando salvar o mundo inteiro e vendo as m#%@s que dá!
Não vou envereder pra política, economia que seja pra não transformar em tratado.




Ps: Por falar em fraqueza, tenho que saber lidar com minha franqueza.


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Conversa Emiessiênica


Um dia desses que meu computador temperamental resolveu ficar tranquilo, consegui entrar no msn. Já me falaram pra jogar sal grosso pra despachar o encosto. Mas o caso dele pede mesmo é extrema-unção.
Enfim, encontro Gustavo online, o conheci com 14 anos. Cheio de ideias, desenhos e lances sobre numerologia.
O papo começa assim.

Gustavo diz:

. Ról ari iul.

. praticando inglês fonético.

Nada mal para um rapaz que além do nosso complexo português, fala fluentemente inglês, espanhol, alemão melhor que francês e só pra debochar: romeno.
Matutei tudo isso indu [atrasada como sempre]pro meu humilde curso de inglês do Senac, no módulo beginners I.
Pessoal, vou parar de conversa fiada, o que quero mesmo é agradecer o Gustavo. Pelas dicas, por tirar minhas dúvidas sobre os escritos deste blog, por aguentar minha chatice virtual...Fora disso sei que sou mais chata ainda.
Tenho medo de escrever e esse blog nasceu de um ato de coragem. Quando falei isso pra ele ao que me responde:

- Se nasceu de um ato de coragem então é bom.

E foi atravéz de um elogio simples que fui empurrada à confiança pra continuar a 'me escrever'. Pra acreditar que minha tímida coragem valesse alguma coisa.

Obrigado a você.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Moedinhas


Vinha hoje num ônibus quase vazio no horário das nove horas, o trânsito era tranquilo numa noite sem vento.
Do meu canto eu observava um homem, boné laranja de uma distribuidora de cremosinho, camisa simples de algodão e bermuda surrada. Tinha os dedos sujos e o dedão preto, machucado.
Esse homem contava moedinha após moedinha, recontava-as mais vezes...Na sua carteira aberta não pude ver identidade havia apenas o solitário cartão do SUS.
Pensava nas minhas moedinhas com vontade de dar àquele homem, mesmo que fosse pra ele pagar um quarto de bebida.
Quem sabe assim temporariamente este senhor saciasse na pinga ''a milenar inquietação do mundo'' como o João Silva do conto de Mário Quintana. Sei lá porque achei que ele merecia...Talvez nem fosse pra isso.
Eu e minhas Divagações.




Ps: Registro feito por mim de um flanelinha na Praça João Lisboa.
Ps ²: Tomando sopa numa caneca verde e me perguntando o destino deste homem.

O Celulante


Vou tecer no post de hoje sobre o celular, ou celulante. Afinal de contas ninguém vive sem ele, que ambula conosco pra qualquer lugar.
Prefiro aqui chama-lo : multifuncional. Adquiriu tantas funções que como diz meu professor Carlos Ronchi ' a gente nem sabe mais que nome dar pra ele ' o que não deixa de ser uma verdade.
O celular ou melhor, o multifuncional está de cara nova, barbeada e com roupa bem talhada. Os antigos, haaa os antigos não passam de meros neanderthais grosseiros!
São tempos em que não tenho mais dedos pra contar os mp3, mp4 ,mp5 ,mp12. É de bestificar o acúmulo de atividades possiveís, além de ligar[ que é o essencial]tem games, tv, net, rádio,filma, fotografa e alguns dizem que até frita ovo!Sim meu queridos, frita ovo. Contaram-me também que ensina equação de 2º grau para jovens,explica o sentido da vida e de quebra dá uma de styler com dicas de como se vestir bem.
O meu , é , o meu agora que aprendeu a descer sozinho a escadaria do ônibus.
Ps: produzido enquanto tentava sem sucesso dormir, depois de tanta tecnologia celular nem conta estorinha...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pés na grama



Domingo desses voltava de um dos passeios da vida com meu companheiro.Voltamos pra casa dele era começo da madrugada...
Larguei meus chinelos pra apreciar a grama molhada do jardim. O ar estava bom e a grama fria.
Tava tão gostoso ter os pezinhos ali e ficou melhor quando ele veio caminhar comigo, riu e me deu um beijo.
Paro de escrever e penso: coisa de gente boba.
Quero morrer bobando assim...

Tédio


Tédio, ta pra me matar. Mato ele primeiro porque vim escrever! ^^
Eu estou afim de ler um livro, mas aqui em casa não tem nada pra ler, quero um livro leve, um romance.Faz tempo que não leio um desses bem água-com-açúcar. Os de literatura da mamãe devorei todos e já enjoei deles também diga-se de passagem.. As revistas IstoÉ do meu pai andam pra lá de manjadas e as entrevistas da Playboy [que são mui boas] já foram vistas. Quanta variedade...
A maga véia aqui ainda ta debilitada [tenho saúde maravilhosa]e não posso sair. Arrumar a casa nem cogito, que poeira não posso respirar...
Alguém me vê um Julia, Sabrina aí?
É, desses livros de mina de treze anos mesmo que quero ler, com óbvio-final-feliz-rosa-bebê.
E não me venha com papo cabeça!!![o material da facul ta mofando debaixo da cama]quero aproveitar as férias pra emburrer! Como diz o genial Tom Zé '' estudando pra saber ignorar''. Porque sinceramente aprendo certas coisas que gostaria de esquecer, se possivél até a próxima vida.
Ai, nada pra fazer...Sequer olhar tv! As duas daqui queimaram, um problema elétrico que danificou aparelhos eletrodomésticos de várias casas do bairro, minha vizinha perdeu tudo e tinha pra começo de conversa 5 televisores! Fora outros que estão sem notebooks e geladeiras.
Enquanto fico nesse ócio forçado vou ouvindo meu Jimi Hendrix .
* Alguns dias depois um iluminado sabendo que eu estava mendigando livros me emprestou A Carta Roubada de Edgar Allan Poe.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Lama Progress


Olha o mais novo tratamento de pele aí geeeente!!!E é baratim.
Esse lugar fica ali no fim da praia do Araçagy, área de mangue preservada.
Só três quilômetros de pernada apenas.
Nada como sair com os amigos pra uma vadiagem tranquila...ficar de bobeira na água fria, guerrear na lama. Se cê ta achando horrível, num sabe o que ta perdendo!
' Porque sujar-se faz bem, use Lama Progress '.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Paciência



Paciência é um dom, e esse eu não tenho.
Algumas pessoas sabem como descobrir isso bem rápido!
Tem gente que acha que ela [a paciência] é feita de elástico e a minha não vai até a esquina.






quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ele

É tarde, em casa todos dormem e eu com dor de cabeça, devia deitar também. Com minha saúde frágil precisei ir ao hospital e o médico pede três dias de absoluto repouso, admito que sou teimosa, é defeito genético de origem paterna.
Mas, é que olhei uma foto dele e deu vontade de falar um pouco dele, porque se eu falar muito vira monografia...
[escrevendo e massageando a cabeça, ta aliviando]
Digo ali no pé do ouvido : menino d'eu cheirar.
Porque ele é muito cheiroso e não é coisas de namorada enamorada não! Esse moço supera mulheres[eu, inclusive] no quesito vaidade, coleciona perfumes e troca tantas vezes de camisas até ficar satisfeito, demora hooorrores ^^
Enfim, voltando ao que realmente queria dizer, olhei a imagem e me fixei nos olhos que de imediato traz à tona uma situação ocorrida perto do ano-novo.
Estava sentada no chão descansando enquando ele consertava a cama box[que ainda bem não fomos nós que quebramos]martelava pregos...De repente declaro:
Amo teus olhos pequenos.
O carpinteiro-de-última-hora para e sorri. Diz que me ama.
Foi o suficiente pra me entercer, fiquei leve como se tivesse sorvido etílica bebida
Um sorriso de amor sempre cai bem, nesse drink não precisa adicionar mais nada.
Bato aqui o ponto de parada.

Ps: Melhor do que o cheiro é o gosto.
Ps ² : Cama Box não vale muita coisa.

Salve Rainha Quelé



Olá visitante. Neste blog tem novidade: uma vez por mês vou 'perfilar' uma figura conhecida e de meu gosto e admiração e começo com ela: Clementina de Jesus a Rainha Quelé.
Conheci por acaso Dona Clementina, comprei um cd do Caymmi, nele ele canta e outras pessoas cantam suas músicas. Puta que pariu ô mulher desgraçada de boa, a voz dela parece um trovão!
Me apaixonei ouvindo Oração a Mãe Menininha e nisso peguei logo a discografia inteira desta mulher de voz mravilhosa. Ela cresceu ouvindo jongos, corimas, modas entre outras vertentes musicais com sua mãe. Perdoem-me se não acho palavra educada para elogios. O que me entristece nesse Brasil é o pensamento de que ' o ovo da galinha, a grama o que seja do vizinho é sempre mais bonito, não deram o valor merecido a Quelé...é deprimente os guribaldes acharam que Lady Gaga canta bem,que a Britney canta bem, Madonna idem, essa cultura de massa está dispensada, nem que tivesse o acompanhamento de maionese, ketchup e mostarda.

Segue abaixo um texto extraído do site http://www.samba-choro.com.br/

''Nascida no interior do estado do Rio, mudou-se com a família para a capital do estado, radicando-se no bairro de Oswaldo Cruz. Lá acompanhou de perto o surgimento e desenvolvimento da escola de samba Portela, freqüentando desde cedo as rodas de samba da região.Em 1940 casou-se e mudou para a Mangueira. Trabalhou como doméstica por mais de 20 anos, até ser "descoberta" pelo compositor Hermínio Bello de Carvalho em 1963, que a levou para participar do show "Rosa de Ouro", que rodou algumas das capitais mais importantes do Brasil e virou disco pela Odeon, incluindo, entre outros, o jongo "Benguelê".Devota de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, participava de festas das igrejas da Penha e de São Jorge, cantando músicas de romaria.Considerada rainha do partido-alto, com seu timbre de voz inconfundível, foi homenageada por Elton Medeiros com o partido "Clementina, Cadê Você?".Além deste gênero gravou corimás, jongos, cantos de trabalho etc., recuperando a memória da conexão afro-brasileira.Em 1968, com a produção de Hermínio Bello de Carvalho, registrou o histórico LP "Gente da Antiga" ao lado de Pixinguinha e João da Bahiana. Gravou quatro discos solo (dois com o título "Clementina de Jesus", "Clementina, Cadê Você?" e "Marinheiro Só") e fez diversas participações, como nos discos "Rosa de Ouro", "Cantos de Escravos" e "Milagre dos Peixes", de Milton Nascimento, em que interpretou a faixa "Escravos de Jó".Em 1983 foi homenageada por um espetáculo no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a participação de Paulinho da Viola, Joao Nogueira, Elizeth Cardoso e outros nomes do samba.''

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Antes da meia-noite


Ano- novo.
Deus, o mundo e São Raimundo falando disso não é?!
Pois bem. Meu brinde começou antes da meia-noite e pra falar a verdade não me importa se foi mais cedo. Pra brindar à vida não existe hora, existe vontade.
Conversava com meu sogro [olha minha ousadia]e com seu sotaque paulista ele me pergunta :
- Cê gosta de vinho suave?
Respondo na lata.
-Naaaão, é muito ruim.
Ele ri e vem me cumprimentar falando : essas é das minhas.
Adomair me serve uma taça de um tinto seco, meu namorado reclama querendo também, sugerem pra mãe dele,que claro não pode ficar de fora. Meu sogro brinca dizendo que ela vai aceitar só pra contraria-lo(Dona Ilma prefere suave) e com o jantar no fogo, papéis pra organizar e uma cama quebrada pra arrumar, brindamos a nós.
Que momento feliz, eu só tenho a agradecer à família que me acolheu, nunca fui tão bem recebida em uma casa como nesta.
Penso em como sou sortuda por que isso pra mim é uma festa.


* Menos é mais

Ps: Família Ogunbiyi em visita a parentes na Sampa City.