segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Todo mundo canta a sua terra

''...Eu também vou cantar a minha. Modéstia à parte seu moço, minha terra é uma belezinha. Ô Maranhão, ô Maranhão''
Já cantava João do Vale.



Esse é o tambor de crioula do bairro da Fé em Deus. À dançarina dá-se o nome de coreira, que usa muitos colares e saia estampada, ela vai saudar os três tambores: crivador [pequeno] meão [ por ser o do meio] e o roncador ou rufador [o maior] que é o tambor mestre. A dança veio trazida pelos escravos e pode ser feita para pagar promessas a São Benedito, nascimento de criança, chegada ou despedida de amigo...há uma característica interessante: a pungada ou umbigada, é feita quando a coreira quer sair e vai em direção a outra mulher e encosta a barriga na que lhe ocupará seu lugar. Toda sexta-feira na feira da Praia da Grande se ouve o tambor que é regado a alegria e cachaça.


Apresentando o cacuriá mais conhecido de toda a terra: o de Dona Teté. Essa dança foi criada aqui e acompanha as Festas do Divino Espírito como parte profana. É marcada pelo toque de caixa, são pequeno tambores, vieram depois, flauta,clarinete e banjo. A dança é sensual com muito rebolado e malícia dos brincantes.




O Bumba-Boi é feito de diversos sotaques, cores e indumentárias: zabumba, orquestra, matraca e pandeirão. Mas o melhor é se achegar aqui na Festa de São João pra conhecer.
O primeiro vídeo é o do Boi sensação: O Boi de Morros que causa furor na plateia com suas índias e índios de grande beleza. Galera grita é certo! Suas vestes são coloridas. O segundo vídeo é do batalhão de ouro do Maracanã. Humberto que é o cantador e compôs essa música que hoje é um hino.
O Maranhão é pop!!!



Ps: Eu dei uma choradinha no meio do post por lembrar da tia Ana que ligou de São Paulo só pra cantar essa última música pra mim e pra dizer que sentia saudades.


2 comentários:

  1. Ê boi, rapaziada, e agora!

    muito fortes o sons daqui!

    ResponderExcluir
  2. um dia eu, Danilo e Elisa vamos para sua terra, Maranhão, queremos dançar reggae coladinhos, bom conhecer vcs, serão nossos quias turisticos... rsrs...

    ResponderExcluir