domingo, 7 de março de 2010

O beijo de Luana


O sol veio me vestir as sete horas de sábado lá no sítio, meu corpo ainda respirava sono. Havia deitado meu cansaço tarde.
Despertei com um beijo babado de criança no rosto, era Luana. Mocinha de seis anos, muito teimosa, de grandes olhos castanhos e forte tendência de estar com as roupas sujas de terra, sempre foi muito carinhosa, este beijo vai pra minha coleção de acordar.
Fico aqui pensando com a minha rinite sobre as compensações que a vida dá, sua mãe M. é mãe solteira, trabalha de doméstica, tem uma casa de taipa de três cômodos e sonha em fazer um curso profissionalizante pra sair da cozinha dos outros. Ela me conta que toda noite essa mocinha canta pra ela antes de dormir, canta sobre um botão de rosa perfumado que ela vai colher com muito cuidado para a mamãezinha. Acredito que ali naquele momento ela encontra o acalanto para os problemas e força para enfrenta-los no dia seguinte.
Faço minha cara de durona e sou uma besta pra chorar. Sabe, eu queria ter dinheiro, não pra comprar um Iphone ( não sei nem se escrevi certo), pra ir em um show ou comprar uma calça de 300 contos, eu queria pra ajudar cada amiga-irmã que precisa do essencial pra viver, por que me dói muito a garra da impotência que me estraçalha o peito, dói saber de uma batalhadora que sofre de gastrite e só têm farinha com açucar pra comer.
Do pouco que tenho eu dou e me dou, sem banca de boazinha! Tantos são os que ligam pra porra do Criança Esperança que abate metade dos impostos da Globo pra confortar o ego e não percebem que há uma chamada muda de quem está do seu lado.

Um comentário:

  1. Só espero que as coisas, mudem. É, lutar e fazer pros próximos. me fala um dia desses que levo ela no Sindoméstico, ok? talvez a situação dela melhore.talvez não no trabalho em que ela está agora, mas em outro com condições dignas, pq o trabalho doméstico é um dos mais dignos. abraço.

    ResponderExcluir